sexta-feira, 25 de junho de 2010

Estudo de PETRO e VALE para 25 de Junho de 2010

Segue estudo de PETRO e VALE para o pregão de 25 de Junho, mais uma vez acreditamos que o efeito copa fará com que o volume negociado seja pífio. Lembramos sempre que nossos estudos não são recomendação de compra e venda de ativos.







Para o dia de hoje também vamos ficar de olho em COSAN (CSAN3), que ontém demonstrou comportamento diverso de seus pares (ACGU3 e SMTO4, Açúcar Guarani e Sâo Martinho respectivamente).

Também estamos à espreita de VIVO4, vejam resumo da "novela" em matéria da Infomoney, ontém os papéis cairam fortemente.

Novela pela Vivo continua e Citi avalia que alienação da Telefónica na PT traz riscos

Por: Equipe InfoMoney
24/06/10 - 10h07
InfoMoney


SÃO PAULO - Na visão do Citigroup, a operação realizada pela Telefónica para alienar 8% de seus 10% de participação que detinha na Portugal Telecom traz riscos aos espanhóis caso os acionistas da PT deem sinal verde à venda da Vivo (VIVO4).

Outro ponto destacado por eles é que os espanhóis acordaram uma operação de equity swap, como forma de hedge sobre sua exposição à PT, caso a portuguesa exerça sua opção de compra da antiga fatia da Telefónica em seu capital.

“Tendo vendido grande parte de sua participação na PT, a Telefónica pode estar em risco se as ações da PT subirem, fato que consideramos muito provável se os acionistas aceitarem a oferta da Telefónica por sua participação na Brasilcel (controladora da Vivo), na assembleia geral extraordinário, em 30 de junho”, dispara a equipe do banco, formada pelos analistas Simon Weeden, Tânia Valiente e Adam M. Rumley.

PT levanta dúvidas; Telefónica rebate
No entanto, os jornais portuguesas trazem nesta quinta-feira (24) o posicionamento do CEO (Chief Executive Officer) da PT, Zeinal Bava, sobre o tema, levantando dúvidas quanto ao real movimento da Telefónica. “Não sei se a Telefónica vendeu ou não, o que me parece é que fez um esquema financeiro envolvendo um equity swap e não sei se tecnicamente isso se afigura como uma venda efetiva”, afirmou em conferência.

Por sua vez, a Telefónica garante que não vai proceder à recompra da posição dos 8% na Portugal Telecom. “A Telefónica não tem nenhuma opção de recompra das ações da PT. Por isso, em caso de ter que cumprir com a opção de comprar a posição que a PT detém na Vivo, a Telefónica terá que recomprar essas ações no mercado”, revelou à Reuters fonte oficial esta manhã.

Equity Swap

Cale ressaltar que o equity swap é na prática um empréstimo temporário de um lote de ações, usado normalmente para apostar na queda da cotação. Quem recebe os títulos fica com os direitos jurídicos e econômicos, no entanto, isto pode variar conforme o que foi acordado entre as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário