domingo, 20 de junho de 2010

Agenda do Investidor para a quarta semana de Junho

Dentro da agenda para a quarta semana de junho, as atenções se voltam para a divulgação da versão final do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano do primeiro trimestre e para a reunião do Federal Reserve.

Na cenário doméstico, a semana trará dados de inflação, o desempenho do mercado de trabalho em maio e as Notas do Banco Central.

> Segunda-feira (21/6)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá o vencimento de opções sobre ações na BM&F Bovespa.

- EUA

Não serão divulgados indicadores relevantes no país neste dia.

> Terça-feira (22/6)


- Brasil

9h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15) de junho. Esse índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês.

9h30 - O instituto ainda divulga o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Especial) entre abril e junho, que mede a inflação ao consumidor de forma aproximadamente contínua, baseando sua referência nos trimestres.

10h30 - O BC publica a Nota do Setor Externo de maio, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.

- EUA

11h00 - A Federal Housing Finance Agency apresenta o House Price Index de abril, que mensura o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas baseando-se pelos dados divulgados pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac.

11h00 - Sairá o Existing Home Sales referente ao mês de maio. O índice é responsável por medir as vendas de casas usadas no país.

Destaque também para o primeiro dia da reunião do Fed, quando o colegiado se reúne para discutir as principais diretrizes econômicas do país.

> Quarta-feira (23/6)


- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de junho. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 - A instituição ainda publica a Sondagem do Consumidor de junho. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

10h30 - O Banco Central reporta a Nota de Política Monetária de maio, que traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.

- EUA

11h00 - Sairá o New Home Sales, índice que mostra o número de casas novas com compromisso de venda realizado durante o mês de maio.

11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O relatório geralmente influencia a negociações da commodity, uma vez que os EUA são o maior consumidor de óleo bruto do planeta.

15h15 - O Fomc (Federal Open Market Committee) atualizará a taxa de juro norte-americana.

- Inglaterra

O Banco da Inglaterra revela a minuta da última reunião realizada em junho.

> Quinta-feira (24/6)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente a terceira quadrisemana de junho. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h30 - O IBGE reporta a Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês de maio, documento que descreve o mercado de trabalho no País.

10h30 - O Banco Central publica a Nota de Mercado Aberto de maio, um relatório sobre as operações financeiras realizadas no mercado aberto pela instituição monetária.

- EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

9h30 - O Departamento de Comércio do país revela o Durable Good Orders de maio, que avalia o volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período.

> Sexta-feira (25/6)


- Brasil

Não serão divulgados indicadores relevantes no País neste dia.

- EUA

9h30 - O Departamento de Comércio revela a versão final do PIB e de seu deflator, todos baseados no primeiro trimestre.

10h55 - A Universidade de Michigan publica a versão final do Michigan Sentiment de junho, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (28/6)


- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

- EUA

9h30 - Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de maio, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, assim como para o núcleo do PCE, medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário