sábado, 16 de maio de 2009

Dividendos, fator a ser observado na compra de uma ação

Recentemente tivemos a bonificação da CEMIG, e este fato gerou muitas dúvidas, principalmente quanto ao que se refere a "data ex-" e os efeitos do pagamento dos dividendos e o efeito da bonificação no preço das ações. Conversei este assunto com o Oshiro e com o Marcos e por bem achei interessante fazer um post sobre o tema, além disso estou dando destaque a um indicador fundamentalista muito importante, o dividend yeld !!


Dividend Yeld ( dividendo pago dividido pelo preço da ação)


Um dos fatores subestimados pelos investidores na hora de decidir por qual ação comprar é o indicador fundamentalista Dividend Yeld, que representa a divisão do dividendo pago pelo preço da ação.
Existem empresas que tem um Dividend Yeld muito interessante, superior a 10% ao ano, em vista dos recentes cortes da taxa de juros é uma condição bem interessante, sem contarmos com a valorização das ações !!!!

Dividendos
Os dividendos são pagamentos efetuados pela empresa aos seus acionistas através da distribuição de parte do lucro líquido da empresa, subdivididos de acordo com as diferentes classes de ação. O montante é pago em dinheiro e de forma proporcional à quantidade de ações possuídas.

Pela Lei das S.A., deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício. A decisão sobre o pagamento de dividendos anuais é feita pela Assembléia Geral Ordinária e o Conselho de Administração pode decidir sobre distribuição de dividendos intercalares e intermediários.
Os dividendos para os acionistas já são líquidos de imposto de renda, já que a empresa efetuou o pagamento de impostos sobre estes lucros.

Juros sobre Capital Próprio (JCP)
Os juros sobre capital próprio (JCP), por sua vez, são pagos com base no lucro retido pela empresa nos anos anteriores, além de trazer incidência de imposto de renda de 15% na fonte para quem recebe o benefício.


Bonificações e direitos de subscrição

Há também as bonificações em ações, que, em caso de incorporação de reservas e lucros por parte da empresa, são oferecidas gratuitamente aos acionistas. Outro tipo de bonificação é a bonificação em dinheiro, que pode ser concedida pelas empresas como uma participação adicional nos lucros.

Já os direitos de subscrição conferem ao acionista o direito de adquirir, em caso de aumento de capital, preferencialmente, ações da empresa, para preservar a proporção das ações que possui. Vale destacar que o investidor pode, ao invés de exercer seu direito de subscrição, optar por vendê-lo no mercado.

Importante esclarecer o termo “ex”. Quando da notícia sobre o anúncio de dividendos, as ações passam a ser negociadas sob a forma “ex-dividendos” ou “ex-juros sobre o capital próprio”, a partir de um determinado dia.

Por exemplo: a ação GETI4 fica “ex -dividendos” a partir do dia 10 de Maio. Isso significa que quem possuía as ações GETI4 no pregão anterior ao dia 10 de Maio tem direito a receber o provento, ou seja, os detentores dos papéis em 9 de Maio. Não é suficiente, porém, ter estado de posse das ações durante algumas horas deste dia 9, mas, ao fechamento do pregão, deter os papéis. Portanto é importante termos em mente que para a data “ex” é o dia efetivo da negociação e não o dia da liquidação da operação.

É muito bom ter em mente que quando da data “ex” as ações sofrem uma correção, isto é, se o dividento pago foi da ordem de R$ 0,50 o preço da ação será corrigido em R$ 0,50. A correção é retroativa nos gráficos, por isso é muito importante ter sempre sua base de dados atualizada com as devidas correções de pagamentos de dividendos, bonificações, juros sobre capital próprio, etc...

Você pode estar se perguntando: Qual a vantagem de adquirir ações de uma empresa que tem bom dividend yeld se o preço da ação irá corrigir? A resposta é simples: Ações com bons dividendos são ações de empresas com lucros constantes, com bom gerenciamento, quando da correção a mesma aparecerá com uma situação melhor a seus pares pois terá o preço mais baixo, geralmente (isso não é regra) o mercado tende a compensar esta correção em um curto espaço de tempo.

Como dica de ações com bom dividend yeld destaco as do setor elétrico:
ELPL6,CEPE6, LIGT3, COCE3, COCE5

É muito importante atentar para o dividend yeld na análise de compra de suas ações, agora quando você estiver estudando um stock guide (guia de ações) preste atenção neste indicador fundamentalista.

Espero ter contribuído para a informação dos colegas investidores !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário